Página Inicial Conselho Municipal
de Turismo de Bauru




Casimiro Pinto Neto - o criador do sanduíche Bauru

Casimiro Pinto Neto nasceu na cidade de Bauru, dia 05 de abril de 1914, em sua meninice brincou pelas ruas da velha capital da terra branca, já na sua idade escolar estudou no Colégio São José e depois, durante três anos, cursou o ginásio no Colégio Guedes de Azevedo. Posteriormente, em São Paulo, terminou a fase do ensino secundário em um estabelecimento de ensino do Estado.

Em 1931 ingressou na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo de São Francisco, onde era conhecido pelo apelido de "Bauru", associação à sua terra natal. Fez seu nome como leal companheiro, onde estivesse sua presença era marcante e destacada, seria hoje em dia o que chamam de "líder estudantil".

Durante a revolução de 1932, ele também se salientou como integrante do Batalhão 14 de Julho, todos comentavam que Casimiro era um grande "descobridor" de ninhos de metralhadoras inimigas, era destemido e sem medo.

Formou-se advogado na turma de 1936, passou a exercer a advocacia e em face de sua competência e facilidade no desenvolvimento de suas atividades, em 1938 passou a ocupar o cargo de auxiliar de gabinete do então secretário da Justiça, César Lacerda de Vergueiro. Foi radialista durante muitos anos e foi o primeiro "Repórter Esso" de São Paulo. De 1939 a 1941, trabalhou como oficial de gabinete do governador Adhemar de Barros, foi também responsável pelo Cartório de Notas e Registro Civil dos bairros de Tucuruvi e Vila Maria.

Mas antes de qualquer coisa, Casimiro - o "Bauru" - foi gente, viveu sua vida com ternura, fantasia e glamour. Sua imagem ficou como a de um cavalheiro, sempre alegre e carinhoso, gentil e companheiro. Casou-se duas vezes, de seu segundo casamento com Miriam, teve duas filhas: Patrícia e Cássia.

Faleceu na cidade de São Paulo, em 02 de dezembro de 1983.

Fontes: Bauru Ilustrado / Luciano Dias Pires / Ulysses da Silva / Wladimir de Toledo Piza / Marilu Torres / Lourdes Eugênio Torres / Wikipédia





 
© 2015 - Prefeitura Municipal de Bauru